30 julho 2010

SANCIONADA LEI DA SEMANA DA MOBILIZAÇÃO

O prefeito Pindamonhangaba (SP) João Antônio Salgado Ribeiro sancionou, no dia 16 de julho, a Lei nº 5.077 que institui a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação no município. A legislação havia sido foi aprovada em decisão unânime da Câmara de Vereadores, no dia 28 de junho.

Programada para a semana do dia 19 de setembro, aniversário do educador Paulo Freire, a Semana tem como objetivo promover atividades que incentivem a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos e o envolvimento da comunidade em prol da melhoria da qualidade do ensino.

O projeto de Lei, de autoria da vereadora Geni Dias Ramos, foi elaborado em conjunto com membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba. O apoio do Comitê foi importante, ainda, para garantir, a aprovação da Lei, que vinha tramitando na Câmara desde 20 de maio.

A organização das atividades para a Semana de Mobilização já foi iniciada pelo Comitê de Pindamonhangaba. Na pauta das reuniões que vêm sendo realizadas pelos mobilizadores, estão sugestões de programação e estratégias de ação para a Semana.

Acesse aqui o arquivo da Lei nº 5.077 de 16 de julho de 2010.

Texto extraído literalmente de: familiaeducadora.blogspot.com

05 julho 2010

SEMANA DA MOBILIZAÇÃO DE PINDA AGORA É LEI

No dia 28 de junho, a Câmara de Vereadores de Pinda aprovou, por unanimidade, a Semana da Mobilização Social Pela Educação de Pinda, projeto de lei de autoria da Vereadora Dona Geni.
A data cairá na semana do dia 19 de setembro, aniversário do educador Paulo Freire.

A semana servirá para que a sociedade se mobilize em torno da educação; para que o comitê da educação de Pinda e os Poderes Executivo e Legislativo incentive a sociedade a se envolver para melhorar a educação no município de Pindamonhangaba.

Parabéns aos Vereadores de Pindamonhangaba e aos membros do Comitê da Mobilização Social Pela Educação de Pinda.


João Moreno de Souza Filho
Presidente do Comitê de Pinda.

MOBILIZADORES DE TODO O BRASIL SE REUNEM NO RIO DE JANEIRO

O MEC reuniu, nos dias 29 de junho a 02 de julho, no Rio de Janeiro, RJ, mobilizadores do Movimento da Mobilização Social Pela Educação de 18 Estados da Federação.

No encontro foram apresentados os avanços da Mobilização em todo o País e os novos números do IDEB que cresceram em todo o país.
Durante as palestras foram apresentadas orientações para o período eleitoral. Uma delas é a não utilização da cartilha "acompanhe a via escolar de seus filhos" pois a legistação eleitoral proibe a utilização desse instrumento no perído de campanha eleitoral.

Na quinta feira foram apresentados paines com fotos, filmes, slides das ações dos comitês da mobilização em todo o Brasil, com destaque para o grupo de Ceres-GO, que implantou a escola para pais, na cidade, e para o comitê de Belo Horizonte, MG, que criou uma revista educacional para os pais.
O Vale do Paraíba, SP, foi representado pelos mobilizadores João Moreno e Doris Bertolino, SP, pastor Gaspar, Santo Antonio do Pinhal e Elma Rosa de Taubaté.



























Com informações de
João Moreno de Souza Filho